AFILIADO INICIANTE: não cometa estes ERROS no MARKETING DIGITAL

Se você é iniciante no Marketing Digital, talvez tenha acreditado que as coisas podem ser mais fáceis do que realmente são.

Isso pode te levar a cometer alguns erros que, inevitavelmente, farão com que você não tenha bons resultados nas suas estratégias de afiliado digital, gerando frustração e até mesmo prejuízo financeiro.

Para te ajudar a não cometer esses erros, preparei esse artigo especial que te ajudará a começar, caso você seja iniciante, da maneira certa e que te trará resultados consistentes ao longo do tempo.

Caso você já desenvolva estratégias de Marketing Digital e ainda não consegue consistência nos seus resultados, este artigo também pode ser importante para que você possa identificar onde está errando e corrigir de uma vez por todas os erros que te impedem de chegar ao sucesso.

Antes de mais nada, preparei um vídeo especial sobre este tema. Caso você prefira o conteúdo nesse formato, é só assistir logo abaixo.

Vamos aos erros que te impedem de crescer no Marketing Digital e as estratégias para fugir deles:

Erro 01: Falta de Foco

A grande maioria dos afiliados iniciantes caem neste erro que parece bobo mas acaba sendo um dos principais motivos de fracasso de muitas estratégias de Marketing Digital.

A falta de foco faz com que o afiliado fique “pulando de galho em galho”, literalmente, e alternando entre estratégias em um curto prazo de tempo, sem realmente saber se a estratégia é ou não eficaz de fato.

É muito comum, até pelo excesso de informação disponível, que os afiliados tenham acesso a várias estratégias, que muitas vezes são passadas como infalíveis por seus “gurus”.

Na ânsia de ter resultados rápidos, o afiliado aplica aquela estratégia que lhe foi apresentada como a melhor opção da atualidade e, como na maioria das vezes acontece, não tem um resultado positivo nos primeiros dias.

Isso não significa que a estratégia seja falha ou inútil, talvez ela ainda não teve tempo de “amadurecer” e poderá dar bons frutos logo adiante.

Entretanto, o afiliado, por exemplo, assiste a um vídeo que mostra uma nova estratégia como sendo a bola da vez.

Deslumbrado com aquele conhecimento inicial, logo esquece a anterior – que ainda estava no prejuízo – e aplica a nova salvadora da pátria.

Infelizmente esse ciclo se repete mais vezes e o resultado é um acúmulo de prejuízo emocional e financeiro.

Solução

Você precisa reconhecer o tempo de maturação de cada estratégia aplicada no Marketing Digital e aguardar este período antes de tomar qualquer decisão que possa impactar as suas ações.

Não abandone suas estratégias logo depois de aplicá-las porque elas não deram o resultado que você esperava nos primeiros dias, muitas das vezes, se você fez tudo certo, a única coisa que falta é tempo para que tudo possa acontecer da maneira que você espera.

Porém, uma coisa é importante dizer: algumas estratégias de fato não funcionarão para você e é preciso reconhecer isso.

Do contrário, você corre o risco de continuar insistindo em algo que realmente não tratá resultados e, o pior, te levará ao prejuízo.

Analise as estratégias de marketing que você pretende adotar com antecedência, busque outros casos em que elas são aplicadas e veja se esse caso se parece com o seu, observando inclusive o período de tempo que foi necessário para que os resultados começassem a acontecer.

Desta forma, você vai conseguir continuar investindo no que de fato vale a pena, e abandonando aquilo que não te faz bem.

Erro 02: Preguiça

Pode parecer brincadeira, mas a preguiça é um dos grandes vilões que impedem qualquer pessoa de ter resultados, e não apenas no Marketing Digital, mas em qualquer área das suas vidas.

A preguiça faz com que muitos afiliados digitais pulem etapas importantes na elaboração e execução de suas estratégias, comprometendo ou até mesmo anulando o resultado final.

Não é difícil observar casos em que as pessoas, por pressa e preguiça, aplicam estratégias sem cuidar dos pequenos detalhes, como por exemplo, fazer tráfego pago sem instalar as devidas tags de acompanhamento e mensuração de resultados, copiar conteúdo de outras pessoas e postar na esperança de viralizar, produzir conteúdo de péssima qualidade apenas para manter a consistência nas postagens, etc.

Tem casos em que afiliados acreditam até mesmo que irão ficar milionários da noite pro dia aplicando estratégias de tráfego orgânico, quando o conteúdo produzido não é relevante para impactar nem mesmo os seus amigos.

Solução

Em grande parte das estratégias de Marketing Digital para Afiliados, o esforço necessário para a aplicação é apenas inicial. Depois disso, muita coisa pode acontecer no piloto automático, necessitando apenas de acompanhamento e pequenos ajustes.

Não caia no erro de deixar a preguiça te dominar. Elabore as suas estratégias com consistência e as aplique da mesma forma.

Se necessário, consuma conteúdo sobre produtividade. Você poderá acabar percebendo que leva bem menos tempo para fazer as coisas certas de maneira focada, do que fazê-las sem os devidos cuidados para que elas possam trazer os resultados esperados.

Lembre que você estará fazendo um esforço maior no primeiro momento, mas que este esforço irá gerar resultados por muito tempo durante a sua jornada no Marketing Digital.

Pense nisso!

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Erro 03: Falta de conhecimento

Este erro também é muito comum e pode te levar ao total fracasso no Marketing Digital.

Quando falo em falta de conhecimento, não estou me referindo apenas ao conhecimento relacionado ao Marketing, mas também, e inclusive, sobre conhecimento de gestão e empreendedorismo no geral.

Saber administrar o seu negócio é tarefa primordial para que tudo ocorra bem e que você consiga escalar suas estratégias que dão certo, deixando de lado aquelas que te trazem prejuízo.

É muito comum também encontrarmos afiliados que sequer sabem calcular o retorno das duas atividades no marketing digital. Não sabem se suas estratégias estão dando prejuízo ou pior, “acham” que toda a receita é lucro e acabam despencando em um poço profundo de onde poderão não conseguir mais sair.

Solução

Busque aprender sobre empreendedorismo, finanças, investimentos e gestão de negócios no geral.

Esses conhecimentos são essenciais para qualquer pessoa que deseja levar a sério a sua jornada no Marketing Digital e irão te proporcionar um conforto futuro que fará com que você olhe para trás e veja o quão importante foi aprender tudo o que era necessário.

Afinal, um Negócio Digital é um negócio como outro qualquer, e mesmo que você ainda esteja trabalhando como Pessoa Física, a tendência é que seus resultados cresçam a ponto de ser necessário a abertura de uma empresa para melhor administrar suas receitas e obter uma tributação (impostos) menos impactante.

Erro 04: Utilizar estratégias erradas

Como já falamos anteriormente, existem centenas de estratégias que podem ser aplicadas no marketing digital, esteja você trabalhando como afiliado ou produtor.

Acontece que nem sempre todas essas estratégias são adequadas para o seu perfil, pelo menos não naquele momento.

Imagine que você esteja buscando no Marketing Digital uma alternativa para uma atual dificuldade financeira e, por algum motivo, decidiu que iria utilizar tráfego pago como principal meio de alcançar seus resultados.

Muito provavelmente você acabará aumentando o seu problema!

Isso pode acontecer, não pelo fato de o tráfego pago ser uma estratégia ineficaz, pelo contrário. Mas é comum que este tipo de estratégia demande um investimento inicial em testes até que se encontre o ponto ideal onde o seu retorno será positivo.

Associado a isto, caso você utilize os limites do seu cartão de crédito, por exemplo, para realizar esse investimento, talvez você tenha a sua dificuldade financeira agravada num primeiro momento.

Solução

Estude as estratégias disponíveis e aplique aquelas que fazem sentido para a sua realidade atual e que não te trarão nenhum tipo de problema em caso de insucesso.

Volte ao que conversamos no Erro 01 e mantenha o foco. Não pule de galho em galho até que esteja certo de que sua ação deu certo – e aí você pode implementar mais uma – ou errado – hora de abandonar o barco.

Conclusão

Espero que este artigo tenha sido útil para você e que, caso você identifique que está cometendo algum ou alguns desses erros, possa corrigir as suas estratégias para ter o resultado que você espera e merece no Marketing Digital.

Não esqueça de deixar o seu comentário caso tenha alguma dúvida ou sugestão, ficarei feliz em poder te ajudar cada vez mais e de todas as formas que eu puder.

Abração e até a próxima!

Tags: marketing de afiliados

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