Você sabe o que é Persona? Já ouviu essa palavra em algum lugar, mas sempre ficou em dúvida sobre o que significava?
Nesse artigo você vai entender de uma vez por todas o que significa Persona no Marketing Digital e como esse conceito pode te ajudar a alavancar suas vendas, economizando muito dinheiro.
Prefere ver esse artigo em vídeo? Confira abaixo:
Nesse post você vai encontrar:
O que é PERSONA no MARKETING DIGITAL?
Talvez você já tenha pesquisado outros vídeos e artigos por aqui e ainda ficou em dúvida. Realmente o conceito às vezes é um pouco confuso, as pessoas tendem a complicar algo que na verdade é muito simples. Outras pessoas tendem a dizer que Persona é um cliente imaginário, um cliente inventado e na verdade não é nada disso… Tem que ser exatamente o oposto.
Por que seria um cliente Imaginário e inventado? É preciso criar sua Persona a partir de dados reais, ou então você vai ficar no machismo, e esse conceito não vai servir de nada.
Então, uma pessoa nada mais é do que exatamente isso: uma personificação do seu cliente ideal. Seria, digamos assim: um raio-x daquele cliente, do seu cliente perfeito, aquele cliente que compra de você, que consome o seu produto ou que consome o seu serviço.
E aqui a gente já precisa entender um conceito importante que é a diferença entre público-alvo e Persona.
Qual a diferença entre Público-Alvo e Persona?
O público-alvo é toda aquela parcela da população em que você está disposto, e que você vai tentar atingir com seu produto, levar o seu serviço.
Geralmente esse público-alvo é algo mais amplo, então por exemplo, se você tem um negócio físico ou digital em determinada cidade do país e você consegue atender com o seu produto ou serviço apenas localmente, talvez o seu público-alvo ele possa ser separado como todos os moradores daquela determinada cidade, de determinada faixa etária ou que mora em um bairro “A” ou bairro “B”, tudo isso para a gente entender que o conceito de público-alvo é bem mais amplo do que o conceito de Persona.
Enquanto no público-alvo nós não temos esse detalhamento específico de quem é o nosso cliente, na Persona a gente vai, como já falamos, traçar o perfil completo com todas aquelas informações e características do Consumidor, que é importante para o nosso negócio, e isso vai fazer com que os seus esforços sejam mais concentrados no que de fato funciona, no que de fato vai me trazer resultados.
Então vamos lá, só para a gente entender melhor e exemplificar: enquanto meu público alvo por exemplo poderia ser todos os moradores da cidade de São Paulo e que têm carro próprio, por exemplo – vamos supor que você tem uma auto peças ou alguma fábrica de algum equipamento automotivo, ou presta algum serviço para proprietários de carro – a minha Persona seria algo bem mais detalhado, como por exemplo: João, 35 anos, morador da cidade de São Paulo, no bairro “tal”, funcionário público, proprietário de um automóvel, que gosta de viajar, que faz uma pós-graduação, que gosta de se informar pela internet assistindo vídeos, que possui redes sociais apesar de não usar muito, que gosta de sair aos finais de semana e ir ao futebol…
Então perceba que a Persona é, como Falamos, um raio-x, o detalhamento muito específico daquele cliente.
E por quê que isso é importante? Nós vamos ver a partir de agora.
Por que é importante definir a Persona do seu negócio?
Então para que serve essa Persona? Primeiro, como nós vimos, é que a gente vai poder conhecer melhor o nosso cliente.
A gente vai poder saber todos os detalhes do nosso cliente e isso é muito importante.
Precisamos saber para quem nós estamos vendendo, para quem nós estamos passando nosso produto, para que nós estamos fornecendo o nosso serviço.
Conhecendo bem meu público eu vou saber com muito mais facilidade o que ele gosta, o que ele não gosta, e assim eu vou poder oferecer serviços bem mais específicos.
O segundo ponto importante é que a Persona vai me proporcionar saber qual o valor que o meu produto tem para aquele cliente. Eu vou poder saber com exatidão o que meu produto tem que fez com que o João comprasse.
Isso é muito importante porque eu vou conhecer aquelas características que de fato geram valor no meu produto para o cliente, que fazem com que ele compre ou até mesmo que volte a comprar.
Um outro ponto importante é que, conhecendo a minha Persona, eu vou definir os canais de comunicação que vou utilizar para atingi-la. Então se eu sei que o João se informa basicamente na internet, eu jamais vou conseguir atingir o João se eu fizer um anúncio no rádio.
Perceba o quanto é importante definir bem a persona e que esses dados, eles não podem ser fictícios. Ele tem que ser feito com dados reais, isso vai fazer com que a gente economize esforço e, principalmente, economize dinheiro.
Você não vai precisar desperdiçar dinheiro em algo que vai atingir um cliente que não está nem aí para o nosso produto, que nem tem interesse em seu serviço.
Outro ponto importante é que eu você poder criar as pautas de comunicação, as pautas de marketing de conteúdo, para distribuir para essa minha Persona.
Se você sabe do que o seu cliente gosta, você vou produzir conteúdo que interessa a ele e que vai fazer com que ele passe a consumir esse conteúdo, que fique cada vez mais engajado com a minha empresa, mais engajado com a minha rede. E no final das contas que, ele passe, se ainda não for, a ser nosso cliente, e que continue sendo cliente por muito tempo.
E por último eu vou citar aqui também uma coisa muito importante: além de definir as pautas de comunicação de marketing de conteúdo, você vai poder definir a linguagem ideal que você vai se comunicar com esse cliente.
Cada cliente tem uma particularidade, você não pode se comunicar da mesma forma com todos eles. Se a sua Persona, por exemplo, for mais informal, você vai poder usar uma linguagem mais informal.
E o contrário também é verdadeiro: de repente sua Persona é advogado, então você vai precisar, por exemplo, utilizar uma linguagem mais rebuscada.
Então vamos lá, já vimos o conceito de Persona, qual a importância da Persona… mas o mais importante como é que eu vou criar essa Persona?
Como criar sua Persona?
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Para criar uma persona nós precisamos de informação, e aí a gente cai em duas situações: se você já tem clientes, você já tem aí metade do caminho andado e vai ser bem mais fácil você construir a sua Persona.
Se você ainda nem tem um negócio e tá pensando em começar, e não tem clientes, sequer leads, não se desespere que também é possível criar sua Persona da forma correta, utilizando dados reais e que vão te ajudar no desenvolvimento desse novo negócio.
Considerando que você já tem clientes, você precisa conhecê-los. Você pode compartilhar pesquisas por e-mail, por redes sociais ou até mesmo na loja física, você pode abordar o cliente e conversar com ele, trocar uma ideia, e assim você vai levantando os dados que são importantes para o seu negócio a respeito daquele cliente.
Suas preferências, o que é que ele gosta de fazer, por onde se informa, que tipo de produtos gosta de comprar, e todas as informações que você julgar necessário para construir a sua Persona de uma forma eficiente.
Mas se você ainda não tem clientes, você vai precisar de outras estratégias: você pode, por exemplo, contratar uma pesquisa de mercado.
Existem empresas que são especialistas em fazer isso e que vão te entregar todas as informações que você precisa para desenvolver a sua Persona da melhor forma possível. Lógico que isso vai demandar um investimento financeiro e se você não tem essa disponibilidade, quer começar o negócio um custo mais reduzido, você pode começar utilizando a sua própria base de dados.
Aí você pode até perguntar: “Ah, mas eu não tenho base de dados. Como é que vou fazer?” Com certeza você tem redes sociais, se relaciona pessoalmente com as pessoas… você pode começar a observar essas pessoas, você pode compartilhar uma pesquisa nas suas redes sociais e você pode, inclusive, fazer análise dos dados dos seus concorrentes.
Lógico você não vai ter acesso a tudo, mas você pode observar quem são os clientes dos seus concorrentes, as pessoas que fornecem o mesmo tipo de produto ou serviço que você, e aí, nessa observação, você vai tirar as informações que são importantes para a construção da sua Persona.
Mais uma vez você precisa entender que esses dados precisam ser reais. O mais real possível. Ou então, tudo vai ficar no achismo e não vai adiantar de nada você construir a sua Persona.
Com todas essas informações em mãos, chegou a hora de estruturar a sua Persona. E como é que a gente vai fazer isso?
Como estruturar sua Persona?
Existem várias formas de se fazer isso, mas o ideal, o mais fácil, é você imaginar esse cliente, imaginar uma história a respeito dele, uma história que envolva ele.
Então você pode tentar imaginar a rotina dessa pessoa, a que horas ele sai de casa, o que é que ele faz, sele ele toma café em casa, toma café na rua. Ele vai para o trabalho? Ele estuda? Volta? Vai de carro? Vai de transporte público?
E com isso você vai criando uma história, e isso vai facilitar o entendimento, vai facilitar com que você possa observar os hábitos e costumes dessa pessoa, e no final nós teremos uma Persona bem detalhada, daquela forma que a gente precisa para fazer o nosso negócio decolar.
A partir daí você pode utilizar de todas as ferramentas que o Marketing Digital disponibiliza, e produzir conteúdo específico para sua Persona, fazer anúncios no Google Ads por exemplo, ou Facebook Ads, específicos para aquela Persona, e você vai atingir a pessoa exata que você precisa, aquele cliente que vai comprar de você. Isso vai fazer com que você economize muito tempo e, o principal, economize muito dinheiro.
Conclusão
Espero que o conceito de Persona faça sentido para você!
Qualquer dúvida, não deixe de escrever um comentário.
Te vejo no próximo artigo!
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