O que é Trabalho Remoto? Saiba como iniciar

O Trabalho Remoto está em plena ascensão, e você pode aproveitar essa tendência.

Nesse artigo iremos responder a perguntas do tipo:

  • Como as pessoas podem trabalhar remotamente?
  • Por que trabalhar remotamente?
  • Quais são os principais equívocos sobre Trabalho Remoto?
  • Como trabalhar remotamente?

Embora a possibilidade de se trabalhar fora de um escritório seja viável há algumas décadas, só agora o Trabalho Remoto vem ganhando notoriedade entre os brasileiros.

Você pode até ter ouvido a frase em conversas casuais: “Estou trabalhando remotamente agora!” … Ou: “Consegui viajar e levar meu trabalho comigo!”

Você balança a cabeça enquanto ouve essas pessoas admirando a flexibilidade de seus estilos de vida e os benefícios que eles demonstram em suas vidas profissionais porque podem trabalhar remotamente, mas você ainda tem algumas perguntas…

Vamos respondê-las? Continue lendo.

O que é Trabalho Remoto?

O Trabalho Remoto é um estilo de trabalho que permite aos profissionais trabalhar fora de um ambiente de escritório tradicional.

É baseado no conceito de que o trabalho não precisa ser feito em um local específico para ser executado com sucesso.

Pense da seguinte maneira: em vez de ir a um escritório todos os dias para trabalhar a partir de uma mesa, funcionários remotos podem executar seus projetos e superar suas metas de onde que quiserem.

As pessoas têm a flexibilidade de projetar seus dias para que suas vidas profissionais e pessoais possam ser aproveitadas ao máximo e pacificamente.

Houve uma mudança de paradigma cultural no que a sociedade considera um local de trabalho apropriado – e o Trabalho Remoto ganhou espaço e notoriedade com essa mudança.

Como as pessoas podem trabalhar remotamente?

Existem várias maneiras pelas quais as pessoas podem trabalhar remotamente.

Essa é a beleza do Trabalho Remoto: as pessoas podem optar por trabalhar de uma maneira que faça mais sentido para suas vidas.

Por exemplo, algumas pessoas têm a oportunidade de trabalhar remotamente durante a maior parte da semana, mas precisam ir às reuniões presenciais no escritório, um dia por semana…

Em um dia típico, esses funcionários remotos trabalham em seus escritórios em casa ou em cafés próximos e podem trabalhar no escritório da empresa quando necessário.

Outros contam com espaços de coworking, que são os locais onde eles podem fazer o trabalho.

O que são espaços de coworking?

Os espaços de coworking atuam como centros de produtividade, comunidade e tecnologia, oferecendo excelente conectividade de rede e oportunidades para conhecer outras pessoas que trabalham em uma infinidade de indústrias.

Eles podem ser utilizados por pessoas com empregos em período integral, freelancers e até mesmo empreendedores que desejam alugar um espaço de escritório para si ou para sua pequena equipe.

Os espaços de coworking estão a meio caminho entre um escritório tradicional e um espaço de trabalho não tradicional.

Eles oferecem a você o conforto de trabalhar em casa, combinado com as comodidades profissionais e as oportunidades de networking que você encontraria em um ambiente corporativo.

Alguns trabalhadores remotos aproveitam ao máximo as oportunidades que um estilo de vida remoto lhes proporciona.

Além de poder definir seus horários para poder trabalhar sempre que forem mais produtivos ou criativos, alguns funcionários remotos decidem deixar suas rotinas tradicionais para trás e seguir em frente.

Em um esforço para abrir suas mentes, alcançar maior entendimento global e expandir sua rede profissional em uma comunidade mundial, eles levam seu Trabalho Remoto para diferentes países ao redor do mundo, através de programas de trabalho e viagens.

Quer saber como conseguir um Trabalho Remoto? Clique Aqui e conheça a oportunidade que selecionamos par você!

‍Por que trabalhar remotamente?

Agora que você entende o que é Trabalho Remoto e como as pessoas fazem isso todos os dias, você deve estar se perguntando: por que?

Por que alguém escolheria trabalhar fora de um ambiente de escritório e, melhor ainda, por que o chefe deixaria?

Existem muitos benefícios no Trabalho Remoto para funcionários e empregadores, variando de aumento de produtividade a trabalhadores mais felizes e saudáveis.

Vamos detalhar algumas das vantagens:

Como o Trabalho Remoto beneficia os funcionários?

Estilo de vida flexível

A razão mais óbvia pela qual as pessoas querem trabalhar remotamente é porque essa modalidade oferece um estilo de vida mais flexível.

Quando eles não precisam estar em um escritório durante um período de tempo determinado, os funcionários remotos podem se concentrar nas coisas que são importantes para eles fora do escritório.

Se um trabalhador remoto também é pai ou mãe, ele ou ela pode começar a trabalhar mais cedo para que possa estar presente quando as crianças chegarem da escola, ou até mesmo tirar uma folga durante o dia para uma consulta médica.

Outro cenário poderia ser um funcionário remoto que deseja obter educação superior em seu campo.

Como eles não estão sujeitos a uma programação rígida em um local de trabalho permanente, um funcionário remoto pode cursar um mestrado ou um curso de educação continuada durante o dia e dobrar seu trabalho à noite ou vice-versa.

Melhor saúde e bem-estar

Os funcionários remotos são notavelmente menos estressados ​​e têm um humor melhor do que seus colegas em exercício normal.

Em um relatório publicado pela Royal Society for Public Health no Reino Unido, verificou-se que 55% dos participantes se sentiram mais estressados ​​como resultado de seu trajeto de casa até o trabalho.

Ao eliminar esse deslocamento e permitir que funcionários remotos trabalhem em um ambiente em que se sintam confortáveis, os empregadores estão contribuindo para a obtenção de funcionários menos estressados.

Basta dar uma olhada nesta estatística: 69% dos trabalhadores remotos relataram menos absenteísmo do que os funcionários não remotos, de acordo com um estudo de 2014 da PGi.

Os trabalhadores não sentiram a necessidade de pular o trabalho sem uma boa razão, porque se sentiram engajados e focados em seu papel, em vez de estressados ​​ou pressionados.

Funcionários mais felizes e saudáveis ​​produzem um trabalho melhor e se sentem mais comprometidos com suas empresas.

Nessa perspectiva, o Trabalho Remoto é apenas um bom negócio, para ambos os lados.

Paixão renovada pelo trabalho

Os funcionários remotos tendem a fazer o melhor trabalho fora do escritório.

Eles são mais inspirados pelo ambiente familiar e podem filtrar as distrações ambientais como acharem melhor.

De fato, a oportunidade de trabalhar remotamente e sozinho traz uma nova perspectiva para os trabalhadores.

Eles veem isso como motivação ou recompensa por seu excelente trabalho e são estimulados a continuar a superar seus objetivos, a fim de continuar vivendo o estilo de vida que eles adoraram.

Está gostando do nosso artigo e quer receber conteúdos como esse com exclusividade? Entre para nossa Lista VIP!

Inscreva-se AGORA em nosso CURSO GRATUITO DE MARKETING DIGITAL!

APROVEITE, É 100% GRÁTIS

APROVEITE, É 100% GRÁTIS

Como o Trabalho Remoto beneficia os empregadores?

Maior produtividade

Um dos maiores argumentos do Trabalho Remoto é o aumento da produtividade que acompanha sua flexibilidade.

É mais provável que os funcionários remotos façam um esforço extra em seus trabalhos, superando e esquecendo o trabalho, em comparação com os funcionários em período integral.

De acordo com pesquisas, 65% dos funcionários em período integral acreditam que trabalhar remotamente aumentaria a produtividade – e seus chefes concordam.

Dois terços dos gerentes pesquisados ​​relataram um aumento na produtividade geral de seus funcionários remotos.

Diminuição de custos

Os funcionários remotos também são ótimos para os resultados financeiros da empresa.

Se uma equipe estiver totalmente distribuída, as empresas poderão ver uma diminuição das despesas gerais com o dinheiro economizado em custos como aluguel e móveis de escritório.

Isto pode gerar uma sensível economia que poderá ser traduzida em reinvestimentos em outras áreas da empresa.

Funcionários engajados

Além das margens de lucro maiores e do trabalho de alta qualidade e mais eficiente, os empregadores oferecem oportunidades de Trabalho Remoto para manter seus funcionários felizes e engajados.

O Trabalho Remoto não é apenas um piscar de olhos para o envolvimento dos funcionários – quase 75% dos funcionários pesquisados ​​em um estudo da Softchoice disseram que deixariam o emprego por um que oferecesse Trabalho Remoto.

Isso é algo que fará com que os empregadores interessados ​​em retenção de talentos prestem mais atenção ao Trabalho Remoto.

Aqui está outra vantagem: em uma pesquisa realizada pela TINYpulse, funcionários remotos relataram que eram mais felizes do que funcionários não remotos e também se sentiram mais valorizados em sua função.

Quais são os principais equívocos sobre Trabalho Remoto?

Embora o Trabalho Remoto esteja se tornando cada vez mais comum, é verdade que ainda existem alguns mal-entendidos sobre esse estilo de trabalho.

Aqui estão os que ouvimos com mais frequência:

Trabalhadores remotos têm problemas para se comunicar

É verdade que funcionários remotos não participam de reuniões presenciais…

Eles não estão enraizados em conversas sobre bebedouros ou encontros de happy hour, mas, mais do que compensam isso no desejo de permanecer conectado à equipe e ter sucesso em seu trabalho.

As videochamadas são a maneira mais simples de realizar reuniões como funcionário remoto, pois serve como um lembrete de que ambas as partes são humanas e permite que os membros da equipe construam relacionamentos virtuais.

Como os funcionários remotos tendem a ser livres por natureza, eles também demonstram um esforço extra para se comunicar sobre os status do projeto, quaisquer obstáculos que possam estar enfrentando e estendem isso a outros membros da equipe

Trabalhadores remotos estão “sempre ativos”

É um medo de funcionários remotos e de seus empregadores.

Os funcionários valorizam o Trabalho Remoto porque isso lhes dá a liberdade de fazer sua própria programação – não porque permite que sua programação seja 24/7.

Os empregadores também não querem que os funcionários remotos trabalhem sem parar, por medo de que se esgotem e percam a paixão por seu cargo.

É importante, no início de um contrato de Trabalho Remoto, determinar quais horas um funcionário deve estar disponível e quais horários do dia estão mais abertos à flexibilidade.

Além de estabelecer padrões de disponibilidade, as equipes remotas devem definir expectativas claras sobre a comunicação e desenvolver canais de mensagens para seus membros.

Trabalhadores remotos não são produtivos

Já ouvimos isso o suficiente!

O estereótipo de um trabalhador remoto é que eles ficam na cama o dia inteiro de pijama, trabalhando de vez em quando, mas não no mesmo nível daqueles que se deslocam diariamente para o escritório.

Sabemos que isso simplesmente não é verdade!

Em todo o tempo que passamos com trabalhadores remotos, vimos uma variedade de estilos: aqueles que acordam de manhã cedo para uma caminhada, tomam banho e se preparam para um dia de criação focada; e aqueles que se preparam para o dia como se estivessem indo para um ambiente de escritório, roupa polida e tudo.

O que sabemos é o seguinte: trabalhadores remotos têm suas obrigações formais.

Como trabalhar remotamente?

Foi conquistado por este estilo de vida? De fato, ele é bastante atraente.

A ideia de acordar e viver sua vida da maneira mais adequada aos seus objetivos pessoais e profissionais, juntamente com seus hábitos e costumes parece até ser boa demais para ser verdade.

Porém, esse modo de vida é possível para você, não importa onde você esteja na vida agora!

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar a viver o estilo de vida do Trabalho Remoto:

Se você trabalha em período integral em uma empresa com escritório corporativo:

Você tem a oportunidade de se tornar um funcionário remoto!

Converse com seu chefe, argumente sobre os benefícios mútuos que esta modalidade de trabalho pode trazer e tente negociar.

Você pode tentar, de início, conseguir um ou dois dias na semana para desemprenhar suas atividades a partir de sua casa.

Tenho certeza de que, ao ver sua produtividade, seu chefe estará convencido de que não foi uma má ideia te liberar para o Trabalho Remoto.

Se você é freelancer:

Você provavelmente está na melhor posição para trabalhar remotamente – parabéns!

Pense na sua clientela e se é necessário estar disponível para reuniões presenciais.

Se você acha que mais de 80% do seu trabalho pode ser realizado virtualmente, pense em um período de Trabalho Remoto de avaliação.

Comece com uma semana e acumule períodos de tempo mais confortáveis ​​para você e sua clientela.

Se você é um empreendedor:

Como inovador motivado e iniciante, o Trabalho Remoto pode ser uma ótima opção para você.

Antes de começar de cabeça para um estilo de vida remoto, pense se sua empresa precisa de um local de tijolo e argamassa.

Por exemplo, o proprietário de um salão de beleza teria dificuldade em trabalhar remotamente, enquanto um professor de inglês teria uma transição mais simples.

Depois de pesar os prós e os contras, dê o salto – e considere levar sua equipe junto com você para o passeio!

Conclusão

O Trabalho Remoto ainda é um conceito relativamente novo no mundo profissional.

Com a tecnologia avançando a um ritmo mais rápido do que nunca, as preocupações antigas como comunicação e rastreamento da produtividade foram erradicadas e mais empresas estão procurando oferecer Trabalho Remoto como uma opção para seus funcionários.

Se você está interessado em viver um estilo de vida mais flexível ou deseja seguir uma nova maneira de pensar sobre o crescimento pessoal e profissional, CLIQUE AQUI e veja como o Trabalho Remoto pode funcionar para você.

Mal podemos esperar para ver tudo o que você pode realizar quando estiver livre para viver sua vida de acordo com seus próprios termos.

Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência conosco, deixe seu comentário.

Até a próxima!

Tags: trabalho | trabalho remoto

Inscreva-se AGORA em nosso CURSO GRATUITO DE MARKETING DIGITAL!

APROVEITE, É 100% GRÁTIS

APROVEITE, É 100% GRÁTIS

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.