Ícone do site Empreendendo

O que é Marketing de Relacionamento? Saiba como usar

Post Marketing de Relacionamento

Se você ainda não está investindo tempo e recursos em marketing de relacionamento, considere fazer isso o mais rápido possível.

O marketing de relacionamento se concentra em aproveitar ao máximo os clientes que você já possui, em vez de dedicar todos os seus esforços para criar novos negócios.

É uma estratégia de longo prazo que visa criar lealdade à marca, criar fortes conexões com os clientes e incentivar negócios regulares e repetidos de sua clientela já existente.

Se bem feito, pode até ajudar a criar “embaixadores da sua marca” – clientes que amam tanto o que você faz e vende, que estão dispostos a compartilhá-lo, promovê-lo e comercializá-lo para outros por conta própria (e até mesmo de graça).

Marketing de Relacionamento x Marketing Tradicional

O marketing de relacionamento é menos transacional do que as estratégias de marketing tradicionais.

O foco principal aqui não é fechar uma venda ou fazer uma conversão.

Em vez disso, concentra-se em desenvolver um relacionamento sólido e de longo prazo com os clientes que já existem.

Isso, por sua vez, incentiva a repetição de negócios, em vez de apenas compras pontuais.

O que queremos fazer com marketing de relacionamento é criar reconhecimento e crescimento positivos da marca para uma empresa, através da compreensão, promoção e alavancagem de seus relacionamentos.

O Marketing de Relacionamento consiste em 5 segmentos, incluindo:

Criando uma estratégia de Marketing de Relacionamento

Não há um caminho linear a percorrer sobre o marketing de relacionamento.

É preciso um bom equilíbrio no uso de tecnologia, ferramentas e interação prática para acertar, mas quando o equilíbrio é alcançado, pode gerar alto retorno financeiro  (e menos trabalho para esse dinheiro) a longo prazo.

Vejamos o que você precisa para criar uma estratégia eficaz de marketing de relacionamento:

1. Uma ótima equipe de atendimento ao cliente

Naturalmente, você precisa de uma ótima equipe de atendimento ao cliente, se quiser um ótimo relacionamento com o cliente.

Qualquer pessoa que desempenhe um papel na experiência do cliente – seja por telefone, pessoalmente ou apenas nas mídias sociais – deve ser especialmente treinada nas interações com o cliente.

Dentre outras questões, ela precisa saber exatamente o seguinte:

Com certeza esse é o primeiro grande passo para o sucesso no Marketing de Relacionamento de seus negócios.

2. Uma boa ferramenta de CRM

As ferramentas de CRM ajudam a armazenar informações sobre os clientes, rastrear a comunicação e garantir o acompanhamento adequado.

Eles também facilitam a organização e o gerenciamento do relacionamento com os clientes.

Por aqui usamos e recomendamos muito a LeadLovers por se tratar de uma ferramenta completa para automatizar seus processos de Marketing Digital.

Você não precisa automatizar todo o seu marketing.

Mas as ferramentas de automação podem definitivamente preencher as lacunas quando você tem uma equipe pequena ou apenas quer ter certeza de que todos os clientes são atendidos em tempo hábil.

Use-os para complementar sua já incrível equipe de atendimento ao cliente, e eles podem tornar sua estratégia de marketing de relacionamento muito mais eficaz.

Clique Aqui para saber tudo que a LeadLovers pode fazer por seu negócio.

3. Uma presença abrangente voltada para o cliente

Os clientes de hoje podem interagir com você de várias maneiras.

Eles podem ligar para você, visitar sua loja, conversar com seu chatbot, enviar e-mail à sua equipe de atendimento ao cliente, enviar um formulário pelo seu blog ou até mesmo enviar uma pergunta para você.

Se você deseja satisfazer esses clientes, não importa como ou quando eles entrarem em contato com você, verifique se sua cobertura é abrangente.

Seja abrangente e verifique se você tem os recursos necessários para entregar resultado em cada ponto de contato potencial disponível.

Respostas rápidas, completas e amigáveis ​​são vitais para um ótimo relacionamento com o cliente.

4. Dados detalhados sobre seus clientes

Para realmente construir um relacionamento com seus clientes, você precisa fazer uma conexão com eles – e isso significa conhecê-los primeiro.

Use dados de suas campanhas publicitárias e outros esforços de marketing, bem como dados que os clientes forneceram a você (pedidos passados, endereços, nomes, interesses, cargos, etc.) e personalize realmente suas experiências com base nessas informações.

Coloque o nome deles em e-mails ou envie atualizações sobre vendas de itens complementares para compras anteriores.

Mostre a eles que você se interessa pelo que eles gostam.

Conclusão

Pode parecer muito, mas uma vez que todas as peças estejam no lugar, o marketing de relacionamento deve ocorrer naturalmente.

Apenas certifique-se de acompanhar de vez em quando para avaliar o seu desempenho.

Verifique seus comentários e envie pesquisas ocasionais aos clientes.

Descubra o que está fazendo certo e o que poderia fazer melhor, ajuste, recalibre e tente novamente quando não funcionar.

As necessidades e preferências do cliente mudam frequentemente, portanto, provavelmente será necessário mudar sua estratégia de vez em quando.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários logo abaixo.

Até a próxima!

Sair da versão mobile