Hoje em dia não é mais viável administrar uma empresa, mesmo comercial, sem presença na web. Ou seja, sem criar um site para o seu negócio.
Os consumidores atualmente recorrem à Internet para tudo, desde a pesquisa de produtos até o local e o horário de funcionamento de lojas, cinemas, etc.
Ter um site mesmo que simples, mas que seja bem projetado, pode lhe proporcionar uma vantagem em seu ramo e, se você tiver produtos para vender, poderá abrir novos mercados e expandir seus negócios de maneira barata e fácil.
As ferramentas de construção de sites evoluíram, tornando agora esta tarefa mais fácil do que nunca.
Você não precisa entender a codificação para desenvolver um site atraente e funcional.
Não importa qual ferramenta você use, existem regras e dicas básicas que darão ao seu site uma aparência profissional, facilitarão a localização e mostrarão a sua empresa da melhor maneira possível.
Confira nosso guia passo a passo para criar um site comercial de sucesso!
Vamos lá?
Nesse post você vai encontrar:
1. Determine o objetivo principal do seu site
Um site comercial geralmente serve como um espaço para fornecer informações gerais sobre sua empresa ou uma plataforma direta para comércio eletrônico.
Independentemente de você criar um site simples, que fale um pouco sobre sua empresa, ou um site de comércio eletrônico mais complexo, a coisa mais importante a ser feita é dizer, na página inicial, em termos simples, o que sua empresa faz.
Não faça com que os clientes procurem descobrir se sua empresa pode fazer o que que precisam, esta informação deve estar clara desde o início.
Se coloque no lugar do usuário e na jornada que o ele percorrerá enquanto navega no seu site.
Qualquer que seja o objetivo fundamental do seu site ou qualquer que seja o foco, os usuários devem ser capazes de alcançá-lo facilmente, e o objetivo em si deve ser reforçado à medida que os usuários navegam pelo site.
Se você não planeja fazer vendas e aceitar pagamentos por meio do site, não terá muito trabalho para configurá-lo.
Se você é um revendedor ou provedor de serviços e deseja oferecer aos clientes a opção de pagar on-line, precisará usar um serviço externo para receber seus pagamentos.
Falaremos sobre isso mais adiante neste artigo.
Vamos ao próximo ponto:
2. Decida seu nome de domínio
Seu nome de domínio é um dos recursos mais importantes do seu site.
É o URL (endereço) que você compartilhará com seus clientes atuais e potenciais e promoverá nas mídias sociais.
Portanto, você deseja que seja descritivo, fácil de lembrar e também de digitar.
Tente mantê-lo curto e evite abreviações, acrônimos e números, se possível, para evitar confusão do cliente.
Você também precisa decidir a parte final do seu domínio.
Esse é o sufixo no final do seu nome de domínio, como .com, .net ou .biz.
Nomes não tradicionais para os sufixos cresceram nos últimos anos.
Embora estes possam ser descritivos, .com e .com.br ainda são o padrão mais utilizado.
Depois de selecionar seu nome de domínio, você precisará confirmar sua disponibilidade e comprá-lo através de um registrador de domínio como o HostGator.
Não se esqueça de verificar os direitos autorais para garantir que você não infrinja o nome protegido de mais ninguém com seu site.
Se o seu URL preferido já tiver sido utilizado, você poderá ligar para a empresa e pedir para comprá-lo ou buscar outro sufixo.
Próximo passo…
3. Escolha uma hospedagem para seu site
Todo site precisa de um “host“, um servidor onde todos os dados são armazenados para o público acessar o tempo todo.
Como uma pequena empresa, hospedar seu próprio site é uma despesa muito grande, portanto, você precisará selecionar um host externo.
Dependendo do seu orçamento, você pode seguir duas rotas diferentes.
Um host compartilhado, a opção menos dispendiosa, significa que você compartilhará um servidor com outros sites.
A hospedagem dedicada custa muito mais, mas significa que você obtém seu próprio servidor privado e não precisa competir com outros sites que podem reduzir sua velocidade.
Aqui no nosso portal utilizamos uma hospedagem compartilhada da HostGator e funciona muito bem.
Além disso, o valor é muito acessível. Confira clicando aqui!
À medida que cresce, você pode achar que precisa migrar para um servidor mais potente para lidar com o tráfego e as operações do site.
Mantenha um olhar atento sobre o desempenho do site e a experiência que seus clientes têm com ele, para que você possa determinar suas necessidades de hospedagem.
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4. Crie suas páginas
Um bom site é mais do que uma página inicial estática.
Você precisa criar várias páginas dedicadas a diferentes aspectos da sua empresa, como um catálogo detalhado de seus produtos ou serviços ou uma seção de blog para atualizações da empresa.
Quanto ao seu site em geral, você quer ter certeza de que cada página suporta o objetivo principal do site, tem um objetivo claro e inclui um plano de ação (por exemplo, saiba mais, inscreva-se, entre em contato ou compre).
Uma página de contato, o link direto de seus clientes para você, é uma das seções mais importantes de um site.
Portanto, inclua o máximo de informações possível (número de telefone, endereço de e-mail e localização física, se aplicável).
Também é uma boa ideia incluir informações sobre a equipe ou histórico da empresa em uma página “Sobre”. Isso pode ajudar os clientes a colocar nomes e rostos reais em sua marca.
Se sua empresa ainda não possui um logotipo, contrate um designer gráfico ou crie você mesmo para usar em seu site, cartões de visita e perfis de mídia social.
Isso ajudará seus clientes a identificar sua empresa de maneira rápida e fácil na web.
Você pode criar um logotipo profissional utilizando ferramentas gratuitas como o Canva.
Veja algumas dicas básicas para ajudá-lo a criar páginas eficientes e ricas em conteúdo para o seu site:
Seja claro sobre o que sua empresa faz
Descreva o que sua empresa faz em uma declaração clara e concisa.
Os visitantes devem entender o que você faz segundos após entrar em sua página inicial.
Algumas páginas bem escritas são mais eficazes do que dezenas de páginas mal escritas.
Faça chamadas estratégicas à ação
Os botões de chamada à ação tendem a ter melhor desempenho quando correspondem às informações da página.
Por exemplo, um botão “Comprar agora” faz sentido em uma página de produto, mas não na página Sobre.
Em vez disso, um “Entre em contato para saber mais” pode ser mais apropriado.
Da mesma forma, uma página que lista as avaliações de clientes pode ter um botão que leva o leitor aos planos e preços disponíveis.
Automatize melhorias de velocidade
Configure o máximo possível de melhorias de velocidade automatizadas.
Se você usa um sistema de gerenciamento de conteúdo, tipo o WordPress, a instalação dos plug-ins certos armazenará em cache partes do seu site para que os visitantes não precisem baixar grandes quantidades de dados de uma só vez.
Para usuários do WordPress, recomendamos o WP Super Cache ou o W3 Total Cache, que comprime arquivos e permite que os visitantes naveguem no seu site mais rapidamente.
Alguns dos aspectos mais técnicos do armazenamento em cache e da compactação de arquivos podem exigir um parceiro de desenvolvimento da Web, se você não é um especialista em tecnologia.
Evite fotos “de internet”
Inserir fotos baixadas da internet é a maneira mais rápida de transformar um ótimo site em um site horrível.
Se você estiver procurando fotos para usar em sua página, é melhor usar uma foto da sua equipe ou escritório.
Você também poderá utilizar bancos de imagens gratuitos, como o PixaBay.
Imagens de alta qualidade dos produtos aumentam as vendas, portanto invista em boas fotos dos produtos ou serviços que você vende.
Vejamos o próximo passo:
5. Configure seu sistema de pagamento (se aplicável)
Embora essa etapa não se aplique a todos os sites comerciais, as empresas que desejam oferecer a opção de pagamento on-line precisarão integrar sistemas de pagamento eletrônico em seus sites.
A maneira mais fácil de fazer isso é através de software de comércio eletrônico ou processadores de pagamento de terceiros, como o PagSeguro.
Muitos hosts da web oferecem um carrinho de compras interno ou integração com programas de comércio eletrônico.
Faça algumas pesquisas para garantir uma solução fácil de trabalhar e flexível o suficiente para atender às suas necessidades agora e no futuro.
6. Teste e publique seu site
Antes de anunciar que seu site está ativo na Web, verifique se ele funciona em todos os principais navegadores, como Microsoft Edge, Firefox, Safari e Chrome.
Clique em cada página e recurso em todos os navegadores para garantir que as imagens apareçam, os links estejam corretos e o formato pareça suave.
Isso levará algum tempo, mas o esforço que você fizer agora salvará reclamações futuras de visitantes que não podem acessar determinados recursos.
Caso você use um “modelo” pronto para construir o seu site, provavelmente ele já estará ajustado para todos os dispositivos e navegadores.
Aqui no empreendendo.adm.br nós utilizamos o Tema Wolf. Vale muito a pena adquirir esta excelente ferramenta que deixará seu site com uma cara profissional.
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Outro recurso importante a incorporar ao seu site desde o início é um programa de análise.
Ao configurá-lo antes da publicação do site, você pode resolver quaisquer problemas e conseguirá realizar uma configuração adequada.
Você poderá utilizar o Google Webmasters para isso.
Depois que o site estiver ativo, você poderá monitorar o desempenho da página e determinar por que uma página é bem-sucedida ou não, com base em suas análises.
É possível analisar quais de suas campanhas de marketing estão apresentando mais conversões e examinar quaisquer métricas como cidade, navegador etc., para lançar alguma luz sobre como seu público está interagindo com seu site.
Para realizar este acompanhamento, você precisa instalar um código do Google Analytics no seu site.
Veja como fazer isso clicando aqui.
7. Divulgue seu site nas mídias sociais e mecanismos de pesquisa
A mídia social, seja Facebook, Twitter, LinkedIn ou Pinterest, é a melhor maneira de aumentar o alcance do seu público e alertar clientes sobre o que está acontecendo com sua empresa.
Sempre que você atualizar seu site, poste sobre ele em suas mídias sociais – mas equilibre isso com um envolvimento genuíno e não promocional.
Inclua também links para suas mídias sociais no seu site.
Os locais mais comuns são o rodapé ou a barra lateral.
Saiba mais sobre as mídias sociais para negócios no nosso e-book gratuito “Como Aplicar o Marketing Digital no Seu Negócio”.
O envio do site aos principais mecanismos de pesquisa também ajudará a direcionar possíveis leads para a sua página, assim como a implantação de uma forte estratégia de otimização de mecanismo de busca (SEO) em todo o site.
Definir tags de título, meta-descrições e endereços (URLs) relevantes para sua empresa e aspectos de seu setor ajudará a garantir que você se classifique corretamente nos mecanismos de pesquisa dos produtos ou serviços que você está tentando comercializar .
A criação de palavras–chave relevantes em seu conteúdo desde as primeiras fases do seu site e o foco em SEO desde o lançamento do site o ajudarão a gerar tráfego desde o início.
8. Atualize seu site
Manter-se relevante é importante, por isso atualize seu site frequentemente com postagens de blog sobre eventos atuais do setor, novos produtos e ofertas e notícias da empresa para manter os visitantes voltando ao site.
Você também deve verificar pelo menos uma vez por mês para garantir que seu software e todos os complementos estejam atualizados.
Se o seu software não estiver atualizado, corre o risco de ser invadido, mesmo que a segurança do servidor do site seja forte.
Se você não tiver tempo para fazer isso sozinho, talvez delegar a tarefa a um funcionário confiável ou contratar um gerente de site freelancer seja o ideal.
Conclusão
Iniciar um site para o seu negócio é um investimento de baixo custo que o ajudará a estabelecer credibilidade e a alcançar uma base de clientes mais ampla do que jamais poderia através das técnicas tradicionais de marketing.
Se você mantiver seu site atualizado com conteúdo novo e atual e resolver rapidamente os problemas técnicos, nunca precisará se preocupar em “não existir” para seus clientes atuais e futuros.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário logo abaixo.
Até a próxima!
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