Embora a definição de Empreendedorismo permaneça constante por décadas, as possibilidades para os interessados em iniciar uma jornada como empreendedor evoluíram.
Reflita: há 100 anos, que opções um empreendedor tinha? Se você não tinha habilidade para fazer alguma e não tinha dinheiro para comprá-la, estava sem sorte.
As opções disponíveis para os empresários hoje explodiram. Graças a tecnologia como Shopify, Hotmart, Monetizze dentre outras, as barreiras para entrar no Empreendedorismo foram drasticamente removidas.
Vamos entender nesse post o que significa de fato ser Empreendedor!
Nesse post você vai encontrar:
O que é Empreendedorismo?
Empreendedorismo é o ato de criar um negócio ou negócios, tirando ideias do papel e as colocando em prática.
No entanto, definir Empreendedorismo de forma assim, tão simples, acaba limitando a ideia.
A definição mais moderna de Empreendedorismo também trata de transformar o mundo, resolvendo grandes problemas.
Como por exemplo, ações empreendedoras podem iniciar uma mudança social , criar um produto inovador ou apresentar uma nova solução de mudança de vida.
O que a definição de Empreendedorismo não diz é que Empreendedor é aquela pessoas que transforma seus sonhos em realidade.
É sobre construir uma vida nos seus próprios termos, sem chefes, sem agendas restritivas e ninguém te segurando. Os empreendedores são capazes de dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar melhor para todos.
O que é um Empreendedor?
Um empreendedor é uma pessoa que cria um negócio com o objetivo de obter lucro.
Essa definição de empreendedor pode ser um pouco vaga, mas por um bom motivo. Um empreendedor pode ser uma pessoa que cria sua primeira loja on-line ou um freelancer que está começando.
A razão pela qual eles são considerados empreendedores, embora alguns discordem, é porque onde você começa não é onde você vai acabar.
Um empreendedor é alguém que inicia um negócio solitário e que pode, eventualmente, se tornar um negócio sustentável em tempo integral para ele e outros funcionários.
O mesmo pode acontecer com o freelancer. Se sua mentalidade empreendedora estiver focada em criar um negócio lucrativo, ele também se encaixa na definição de empreendedor.
No entanto, o significado do empreendedor envolve muito mais do que ser um negócio ou criador de emprego.
Os empresários são alguns dos transformadores mais poderosos do mundo.
De Elon Musk enviando pessoas para Marte a Bill Gates e Steve Jobs fazendo com que os computadores sejam parte de todos os lares, os empresários imaginam o mundo de maneira diferente e o transformam.
E a definição de empreendedor raramente fala sobre o enorme impacto que os empreendedores têm no mundo.
Os Empreendedores vêem possibilidades e soluções em locais onde a pessoa comum vê apenas aborrecimentos e problemas.
Compreender o que é um empreendedor pode ajudar mais pessoas a reconhecer o valor que elas contribuem para o mundo.
Qual é o significado do Empreendedorismo?
O significado de empreendedorismo envolve um empreendedor que age para fazer uma mudança no mundo.
Que seja empreendedores iniciantes e que busquem resolver um problema com o qual muitos lutam todos os dias, ou grandes empresários que construam algo revolucionário que faça a sociedade como um todo se desenvolver, todos eles têm uma coisa em comum: ação.
Não é uma ideia que fica presa nas suas cabeças. Os empresários pegam a ideia e a executam. Empreendedorismo é sobre execução de idéias.
Importância do Empreendedorismo
O que é realmente o Empreendedorismo? E por que isso é tão importante? Um empreendedor é a pessoa que vê um problema no mundo e se concentra imediatamente na criação da solução.
Eles são os líderes que atacam por conta própria para melhorar a sociedade. Quer eles estejam criando empregos ou um novo produto, eles constantemente tomam medidas para garantir o progresso mundial.
No processo de entender o que é empreendedorismo, vejamos por que os empreendedores são importantes na sociedade:
- Empresários criam empregos: sem empreendedores, empregos não existiriam. Os empresários assumem o risco de se empregar. Sua ambição de continuar o crescimento de seus negócios leva à criação de novos empregos. À medida que seus negócios continuam crescendo, mais empregos são criados. Assim, diminuindo as taxas de desemprego e ajudando as pessoas a alimentar suas famílias.
- Os empresários inovam : algumas das maiores tecnologias da sociedade de hoje vêm de empresas. Os avanços tecnológicos surgem da necessidade de resolver um problema, criar eficiências ou melhorar o mundo. Assim, em períodos em que há mais avanços na tecnologia, geralmente é devido ao trabalho de um empreendedor.
- Os empreendedores criam mudanças: os empreendedores sonham alto, então naturalmente algumas de suas idéias farão mudanças em todo o mundo. Eles podem criar um novo produto que resolva um problema ou assumir o desafio de explorar algo nunca antes explorado. Muitos acreditam em melhorar o mundo com seus produtos, ideias ou negócios.
- Os empresários contribuem com a sociedade: embora alguns tenham essa noção de que os ricos são maus e gananciosos, geralmente fazem mais pelo bem maior do que a pessoa comum. Eles ganham mais dinheiro e, portanto, pagam mais impostos, o que ajuda a financiar serviços sociais. Os empresários são alguns dos maiores doadores para instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos por várias causas. Alguns procuram investir seu dinheiro na criação de soluções para ajudar as comunidades mais pobres a terem acesso a coisas que consideramos garantidas, como água potável e bons cuidados de saúde.
- Os empresários aumentam a renda nacional: o empreendedorismo gera novas riquezas em uma economia. Novas idéias e melhores produtos ou serviços dos empreendedores permitem o crescimento de novos mercados e novas riquezas a serem criadas em uma economia. Além disso, o aumento do nível de emprego e renda aumenta a renda nacional.
- O empreendedorismo diminui a pobreza : no espírito de compartilhar boas notícias, mais pessoas estão sendo retiradas da pobreza hoje do que nunca. Provavelmente isso se deve à globalização. Ser capaz de conectar-se a milhões e bilhões de pessoas na internet permite que novos empreendedores encontrem clientes em todo o mundo. Portanto, quem quer ganhar dinheiro online pode fazê-lo para sair da pobreza.
Por que as pessoas se tornam Empreendedoras?
Vejamos algumas razões pelas quais as pessoas se tornam empreendedoras:
- Para mudar o mundo: Muitos empreendedores se esforçam para tornar o mundo melhor. Se os empresários acreditam na exploração espacial, na eliminação da pobreza ou na criação de um produto prático, mas revolucionário, eles acabam construindo uma marca a serviço de outros. Alguns empresários usam seus negócios como uma maneira de levantar capital rapidamente para canalizar suas causas nobres. Para empreendedores sociais, construir um império é criar um mundo melhor para todos.
- Eles não querem um chefe: os empreendedores muitas vezes lutam para não ter um chefe. Muitas vezes se sentem sufocados, restritos e retidos. Alguns empresários podem sentir que têm uma maneira mais eficaz de fazer as coisas. Outros podem não gostar da falta de liberdade criativa. Por fim, eles se sentem atraídos pelo empreendedorismo para obter sucesso em seus próprios termos. Ser o chefe pode ser mais gratificante do que ter um.
- Eles querem horários flexíveis: o empreendedorismo geralmente é popular entre aqueles que precisam de horários flexíveis. Muitas pessoas com deficiência geralmente gostam de empreendedorismo, pois isso lhes permite trabalhar naquilo em que se sentem mais capazes. Os pais com filhos pequenos também podem preferir o empreendedorismo, pois isso lhes permite criar filhos pequenos em casa ou buscá-los na escola sem ter que se sentir culpado por isso. Os alunos também podem gostar da flexibilidade do empreendedorismo, pois a carga horária do curso pode não permitir que eles trabalhem no horário comercial.
- Eles querem trabalhar de qualquer lugar: além da flexibilidade no horário de trabalho, o empreendedorismo é popular entre aqueles que não querem ser vinculados a um local específico. Os empresários podem não querer trabalhar no mesmo local todos os dias, pois isso pode ser chato para eles. Portanto, se você está procurando a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, talvez o estilo de vida do empreendedor seja o ideal para você.
- Eles não conseguem um emprego: muitos tropeçam no empreendedorismo quando não conseguem um emprego. Ser demitido, falta de experiência ou antecedentes criminais podem impedir que uma pessoa comum consiga um emprego quando está desesperada. Em vez de serem derrotados pela situação, eles criam novas oportunidades para si mesmos. Um novo graduado pode iniciar uma loja on-line no verão após a graduação para construir seu currículo. Um pai que é demitido sazonalmente a cada inverno pode começar um negócio para garantir que possa continuar alimentando sua família enquanto mantém um teto sobre suas cabeças.
- Eles não se encaixam no ambiente corporativo: os empreendedores nem sempre prosperam nos ambientes corporativos. Muitas vezes, é muito restritivo para o crescimento deles. Eles podem não gostar da falta de controle que têm em seu papel ou na política do escritório. Em geral, você pode identificar um empreendedor em um ambiente corporativo, pois ele geralmente tenta ganhar mais controle em seu papel e aprende as responsabilidades de seus colegas de trabalho para entender melhor como tudo se encaixa.
- Eles são curiosos: os empreendedores adoram descobrir a resposta para a pergunta ‘o que acontecerá se …’ Eles são experimentais. Os empresários adoram aprender. Eles leem regularmente livros de negócios para aprimorar seus conhecimentos. Então, naturalmente, o empreendedorismo os atrai porque isso lhes permite aprender o máximo no menor tempo possível. Sua curiosidade permite seu crescimento contínuo.
- Eles são ambiciosos: quem gosta de atingir metas e marcos difíceis é feito para ser empreendedor. Não há limite para quanto um empreendedor pode ganhar e, portanto, ele sempre pode trabalhar para alcançar níveis mais altos de grandeza. Como não há limite para o que eles podem alcançar, os empreendedores constantemente se vêem crescendo e alcançando mais do que jamais imaginaram. Quando os obstáculos são apresentados diante deles, eles encontram a solução alternativa para seu objetivo. Os empresários são imparáveis.
Ideias para Empreender
Um empreendedor iniciante pode construir quase qualquer tipo de negócio. Aqui estão algumas idéias de negócios para você começar:
- Proprietário da loja de comércio eletrônico
- Freelancer ( escreva um blog , contador, designer)
- Ensino (cursos online, autor)
- Criador de aplicativos (chatbots, aplicativos de mídia social)
- Negócio baseado em serviços (entrega de alimentos, limpeza, passear com cães)
- Negócio baseado em consultor (planejador de casamentos, coach de vida)
- Aluguel de apartamentos (Airbnb)
- Negócios de marketing (empresas de relações públicas, influenciadores, marcas de SEO)
- Marketing de afiliados (Amazon, Clickbank, etc)
- Blogger (análises de produtos, blog de nicho, revista)
- Vlogger ( Iniciar um canal do YouTube , Twitch)
- Tradutor
- Corretor da bolsa (compra e venda de ações)
- Tutor
- Revendedores
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é empreendedorismo e o que é ser um empreendedor.
Se queríamos que algo ficasse claro neste artigo, era mostrar que muitos empreendedores se preocupam com uma causa tão intensamente que constroem um império para resolver alguns dos problemas mais difíceis.
Se você deseja deixar sua marca no mundo, resolver um grande problema ou promover a sociedade, considere o empreendedorismo.
Você poderia ser a pessoa que mudaria o mundo. Só é preciso pegar suas melhores ideias, faça um Plano de Negócios e aja para colocá-las em prática!
Qual o significado do empreendedorismo para você? Comente por que você se tornou um empreendedor abaixo.
Até a próxima!
Inscreva-se AGORA em nosso CURSO GRATUITO DE MARKETING DIGITAL!
APROVEITE, É 100% GRÁTIS
0 Comentários